10 de outubro de 2012

[Os Russos] Leitura Sugerida: Antologia Poética, de Anna Akhmátova

Leitura Sugerida Anna Akh

Quando comecei o Os Russos queria que ele fosse um espaço para divulgação da literatura russa, mas não se limitando a ela. Depois de muito pensar – e de conversar principalmente com o Jorge Leberg – ficou mais ou menos definido que o blog trataria das obras de autores que nasceram em qualquer dos países que, em algum momento, fizeram parte da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, a URSS.

Mas manter um blog é difícil, que dirá dois. Somando-se a isso o fato de que construir um público é dificílimo e leva tempo, optei então por trazer os eventos que seriam propostos lá aqui para o blog. Assim que começarem de fato vou postá-los lá também, mas, salvo contribuições, o blog “Os Russos” assim como sua página no Facebook, deve ser atualizado apenas nestas ocasiões.

Mas sem me estender demais neste aspecto, trago hoje o primeiro evento de, espero sinceramente, muitos: um leitura sugerida do livro Antologia Poética, da Anna Akhmátova. Abaixo mais detalhes de como o evento deve funcionar.

O que é?

Como podem ver, sou péssimo com nomes, mas “Leitura Sugerida” foi o melhor que consegui. Bom, ao menos para mim ela se difere do booktour por não exigir que o participante resenhe o livro lido. Aqui se trata apenas de conhecer um novo autor e se familiarizar com sua escrita.

Como funciona?

Como disse, não há obrigação de se falar sobre o livro, apesar de que resenhas e comentários serão muito bem recebidos. O funcionamento é simples:

  • Após as inscrições, farei uma escala respeitando, a) a disponibilidade do participante em ler, e b) a proximidade geográfica entre os participantes.
  • Assim que receber o livro, o participante deve me enviar um e-mail informando o recebimento e falando rapidamente sobre o estado do livro.
  • Após terminar de ler, deve me enviar um e-mail para que eu passe o endereço do participante seguinte. Efetuado o envio, deve me informar o código de rastreio.
  • Enviado o livro, aviso o próximo participante que em breve o receberá.
  • Caso opte por fazer resenha ou publicar algum post sobre o livro, peço também que me avise.

Custo

O único custo do evento é o do envio do exemplar para o participante seguinte. Como o livro é uma edição da Coleção L&PM Pocket, pequeno, fininho, o envio ficará bastante em conta. É obrigatório o envio através da modalidade Registro Módico.

Duração

Este evento é permanente, ou seja, o livro continuará viajando enquanto houverem participantes interessados em lê-lo. Caso não haja, o último participante deverá enviá-lo a mim.

Regras

Não quero que o evento seja restritivo, então peço que observem somente o seguinte:

  • Zelar pelo livro, ele é coletivo e viajará bastante, então todo cuidado é pouco;
  • Cuidar para que o tempo em que o livro fique ocioso seja o menor possível: assim que terminar de ler, providenciar o envio.

Sobre a autora e o livro

Nascida em Odessa em 23 de Junho de 1899, Anna Akhmátova é tida como uma das mais importantes vozes da poesia russa. Sua obra compõem-se tanto de pequenos poemas líricos como de grandes poemas, como o Requiem, um grande poema acerca do terror estalinista. Os temas recorrentes são o passar do tempo, as recordações, o destino da mulher criadora e as dificuldades em viver em escrever à sombra do estalinismo.

Inscrições

As inscrições estão abertas a partir de hoje e não tem data para encerramento.

Ainda não sei ao certo quando o evento se iniciará, tudo vai depender do número de inscrições e da disponibilidade de leitura de cada um. De qualquer maneira, estou pronto para enviar o livro ao primeiro participante imediatamente. Assim que o evento começar informo aqui no blog.

Qualquer dúvida, utilize os comentários ou envei-me um e-mail lucianoassantos@gmail.com

Vamos conhecer os russos?

9 comentários:

  1. Inscrição feita, como manda o figurino!!! Esperando ansiosa para ver essa ideia da muito certo!!!

    ResponderExcluir
  2. Inscrita! Não lembro de ter lido nada de literatura russa, e participar desse tipo de coisa é bom para "expandir os horizontes" :)

    ResponderExcluir
  3. Oi Luciano!
    Acho que nunca li nada da literatura russa. Não vou participar porque já estou cheia de livros para ler, mas gostei da ideia.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  4. Oi Luciano!
    Não me recordo de ter lido nada de literatura russa,só não participo da proposta por estar com muitos livros acumulados.
    Abraço!

    Bruno
    http://oexploradorcultural.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Luciano
    Fiquei tentada em participar, pois nunca li uma literatura Russa. Como não tem prazo vou tentar colocar um pouco em dia minhas leituras para me inscrever. Quero poder estar com tempo e quando receber o livro , ler e liberando ao proximo da lista.

    Ainda estou te devendo o envio de um material de VLADIMIR VISSOTSKI. Estava pensando em enviar scaneado para que possa analisar.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Eu sinceramente gostaria de entrar, mas estou morrendo de medo de não dar conta. Fiquei tão curiosa com os autores russos que acho que vou comprar um exemplar para mim e depois compartilho o que pensei. Mas assim que meu tempo desafogar um pouco, dou um toque porque quero fazer parte!

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  7. Adorei a ideia, pena que to meio atolada esse fim de ano, e to com medo de não gostar da leitura, tinha que ter uma provinha pra nós;;;shausuasua....vou ver se acho no google, e ai venho me inscrever causo aprecie a obra. Falando do Jorge Leberg lembrei que tenho de ler Crime e Castigo pra comentar com ele.

    Beijokas Elis - A Magia Real

    ResponderExcluir

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar