10 de julho de 2013

Correio #20 – Por 4,90 é sacanagem!

Correio

Ok, eu estava mantendo um discurso de me controlar nas compras e pisar firme no freio enquanto não ler boa parte do que tenho aqui em casa, esperando há um bom tempo pra ser lido. Mas me vem a Americanas e faz um mega saldão com milhares de livros por R$4,90 cada. Sério, por 4,90 é sacanagem.

Como sempre só fiquei sabendo muito tarde – na verdade quando vi vídeos de pessoas que já haviam recebidos suas compras – então muita coisa boa já estava esgotada, mas mesmo assim fique extremamente satisfeito com minhas compras: autores que adorei ter lido, outros que sempre quis ler. A imagem está escura, mas é só para ilustrar. De cima pra baixo, são os seguintes:

Começando por “Quadrondo”, do Domingos Pellegrini. Nos últimos meses falei bastante de Pellegrini aqui no blog, em especial durante a resenha de “A Caneta e o Anzol”. Ele é um autor que se sai muito bem tanto no conto quanto no romance, que é o caso de Quadrondo. Devo lê-lo ainda este mês. Caso tenha interesse em ler o “A Caneta e o Anzol”, é só ler este post lá na Quitandinha, e falar com a Sharon, organizadora do evento.

Branco Neve, Vermelho Rússia” me atraiu por ter sido publicado pela autora Dorota Mastowska, uma polonesa – de nome sonoramente lindo: DO-RO-TA – quando ela tinha dezoito anos, e ter sido aclamado como uma das mais promissoras vozes literárias jovens daquele país. De quebra, muitos colocam o “Branco Neve Vermelho Rússia” no mesmo patamar que o filme Trainspotting.

O “O Equilibrista do Arame Farpado”, ganhador do Prêmio Jabuti na categoria Romance, escrito pelo Flávio Moreira da Costa, entra na conta por eu querer muito expandir meus horizontes na literatura nacional e, de forma geral, língua portuguesa – estou devendo a leitura de Mia Couto, não me esqueci dela!

Como “Cósmico”, do Frank Cottrell Boyce, me agradou muito, comprei o “Caiu do Céu”, da editora Nova Fronteira.

E em seguida é muito amor, mas muito mesmo. Daniel Pennac foi o cara que consolidou minha transição, como leitor, de criança pra adolescente. Ele solidificou um caminho que vinha sendo trabalhado por Ligya Bojunga Nunes, com “Os Colegas” e “A Bolsa Amarela”. Foi nessa época,quando vinha me distanciando dos livros com mais ilustrações que texto, e buscava enredos melhor trabalhados e que me desafiassem a compreendê-los, que conheci Pennac e seu “Vira-Lata Virador”, e seu cachorro chamado…. Cachorro. Acho que este carinho que sinto pelo livro só aumenta quando olho, em retrospectiva, minha trajetória como leitor, e o quanto aquele livro significou pra mim ao terminar de lê-lo. Assim, foi com muita alegria que consegui comprar o “Frutos da Paixão” e o “Senhor Malaussène”, e mal vejo a hora de poder lê-los. Mas aqui fica um problema: “Senhor Malaussène” faz parte da tetralogia Malaussène, fechando-a, sendo os outros títulos “O Paraíso dos Ogros”, “A Fada Carabina” e “A Pequena Vendedora de Prosa”, então tenho que correr atrás dos outros antes de lê-lo. Bom, Pennac merece um post à parte...

Depois, vem dois títulos de um autor nacional por quem tenho muita curiosidade desde os tempos de escola, onde vi um exemplar velhinho de “Veia Bailarina”. Na época não o li mas restou a curiosidade, e agora poderei ler “Bebel que a Cidade Comeu”, outro clássico do autor, Ignácio de Loyola Brandão, e  “Noite Inclinada”, que se chamava “O Ganhador”.

Pra fechar, me dei o direito de ficar com um autor que não conhecia nem de nome: o brasileiro Ricardo Daunt e seu “Migração dos Cisnes”.

É isso. Espero conseguir trazer resenhas deles muito em breve. Dois abraços.

12 comentários:

  1. AINDA BEM PELAS GRAÇAS DO SENHOR EU NÃO VI ESSA PROMOÇÃO! Jesus, eu teria enfiado o pé na jaca, teria me afundado de vez!

    Mas as compras foram ótimas mesmo, parabéns. Além disso, esse tipo de promoção costuma evidenciar livros que estão esquecidos em estoques, e acabamos descobrindo algumas relíquias injustamente marginalizadas. Aguardo as resenhas.

    Abração!

    ResponderExcluir
  2. Parei com essas compras. Por favor, Luciano, estou com mais livros não lidos do que lidos aqui em casa! HAHAHAHAHAHHA Só estou participando de promoções em blogs de vez em quando e torcendo para que eu seja uma das ganhadoras, só assim para ter livro novo aqui em casa esse ano. Sim, ANO. Estou desde o começo do ano sem comprar ABSOLUTAMENTE NENHUM livro.
    Eu até vi essa promoção, só que, passada a época de tormenta por não poder comprar nada, acho que me acostumei a olhar e fechar a página. Inclusive vi alguns desses livros por lá!
    Mas acredito que você fez ótimas compras e eu não conheço metade dos autores citados, mas vai ser uma ótima oportunidade, tanto para você, quanto para mim, para conhecer a escrita deles.
    E eu acho que já falei demais, não? hahahah Boas leituras, Luciano! ;)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Essas promoções acabam com qualquer resolução de pegar leve na compra de livros, né? Felizmente, eu também só entrei no site das Americanas alguns dias depois que o povo já tinha enlouquecido nas compras. Mesmo assim, adquiri 4 livros novos. Esse "O equilibrista do arame farpado" foi um que despertou minha curiosidade, mas eu já tinha fechado a compra. Depois volto para saber se é tão interessante quanto o título sugere.
    bjo

    ResponderExcluir
  4. Você já ouviu falar em avisar as amigas?!?!? Rúm... Já não se fazem parceiros de virtualidade como antigamente!!! - Se bem que já estou tão endividada que foi até bom, como disse a Luciana Tazinazzo: "Eu ia meter o pé na jaca!"

    A parte isso, eu também fui apaixonada pela "A bolsa Amarela" da Ligya, sou apaixonada por ela ainda hoje, tenho obras dela em minha estante.

    ResponderExcluir
  5. QUATRO E NOVENTA É MUITA SACANAGEM, cara.
    Pô, ainda bem que não vi haha Tô em jejum de compras (ao menos nesse estilo) até voltar pro Brasil ano que vem, então... As lombadas tão mt lindas!

    ResponderExcluir
  6. Eu enfiei o pé na jaca nessa promoção! Comprei 26 livros. Pena que não vi Ignácio de Loyola Brandão por lá.

    Você comprou ótimos títulos, gostei muito desse "Migração dos Cisnes", vai pra minha lista!

    ResponderExcluir
  7. Fala Lu!

    Saudades, faz um tempo que não dou as caras pro aqui, desculpa!! Eu adoro essas promoções, pena que perdi essa das lojas americanas.

    Beijos e Até o próximo post!
    Lu Apaixonada por Romances

    ResponderExcluir
  8. Oi, Luciano!
    Diante de tal promoção, tinha mesmo que quebrar o discurso! Pena que não vi a promoção. Livros não envelhecem!! :)
    Bom fim de semana!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  9. Felizmente, nem fiquei sabendo!
    Financeiramente, tenho fugido dessas promoções que nos corróem por dentro se temos que ficar de braços cruzados!
    Também tenho muita coisa em casa que não tenho dado conta de ler, livros que estão na fila de espera há meses!
    E parabéns pelas aquisições, parecem bem interessantes!

    ResponderExcluir
  10. Luciano
    Como fui perder uma dessas!
    Parabéns pelas aquisições !

    Estou em falta com minhas visitas, mas aos poucos venho ler as suas resenhas.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Ah eu não vi essa promoção T.T
    Quanta coisa bacana \o/ (mas até que no fundo estou agradecendo de ter perdido, se não eu ia falir kkk e tô com muita coisa aqui em casa já xD)

    http://www.umomt.com/

    ResponderExcluir

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar