19 de janeiro de 2015

Um Porto Seguro, de Nicholas Sparks [Resenha #201]

Um Porto Seguro


Sinopse: Quando uma mulher misteriosa chamada Katie aparece repentinamente na pequena cidade de Southport, na Carolina do Norte, questionamentos são levantados sobre seu passado. Linda, mas discreta, Katie parece evitar laços pessoais formais até uma série de eventos levá-la a duas amizades relutantes: uma com Alex, o viúvo, com um coração maravilhoso e dois filhos pequenos, a outra com sua vizinha muito franca, Jo. Apesar de ser reservada, Katie começa a baixar a guarda lentamente, criando raízes nessa comunidade solícita e tornando-se próxima demais de Alex e de sua família. No entanto, quando Katie começa a se apaixonar, ela se depara com o segredo obscuro que ainda a assombra e a amedronta: o passado que a deixou apavorada e a fez cruzar o país para chegar no paraíso de Southport. Com o apoio simpático e insistente de Jo, Katie percebe que deve escolher entre uma vida de segurança temporária e outra com recompensas mais arriscadas... e que, no momento mais sombrio, o amor é seu único refúgio.


Coisas que sempre falamos do Sparks: que ele tem uma fórmula pré-definida que pode ficar cansativa com o tempo, e, por isso, seus livros parecem, no fundo, um tanto iguais; que ele cria personagens com uma linha de crescimento aparente, com o leitor sabendo quem é bonzinho desde o começo, quem deve ficar com quem, e quem é o cara mau; e que ele é romântico ao extremo.

Pra mim todas essas afirmações tem um fundo de verdade, mas isso não muda, em nada, o fato de que eu, que não me dou nada bem com livros muito românticos, fico preso à leitura de cada título dele que me chega em mãos. E acabo sempre gostando. E sofrendo com os personagens que ele cria e que torna tão plausíveis. Agora, como é mesmo que fui deixar tanto tempo se passar da última leitura que fiz dele?

Em “Um Porto Seguro”, conhecemos Katie, uma mulher misteriosa que conseguira um emprego em um tradicional restaurante em uma cidadezinha da Carolina do Norte, e que, apesar de ser sempre amável e agradável em seu trabalho, é bastante reservada com sua vida pessoal, e ninguém sabe ao certo como ela aparecera por lá.

Na outra ponta do novelo está Alex, o viúvo bonitão e pai dedicado da cidade, que cuida com extremo zelo de seus filhos, que eram muito pequenos quando a mãe morrera, enquanto mantém em funcionamento a loja da família. Desde que perdera a esposa, Alex nunca tivera muito tempo ou disposição para engatar novos romances, se sentia responsável pelos filhos de uma forma obsessiva, e evitava pedir ajuda a quem quer que fosse para que não pensassem que ele era um péssimo pai. Até que uma moça entra certo dia em sua loja, e algo muda.

Desde o começo fica claro que Katie foge de algo, e o autor não demora muito para abrir o jogo e contar a parte dela na história. E que história. Ela é uma sobrevivente, e é compreensível que ela tenha muito medo, que queira se resguardar, e que tenha sérios problemas de confiança.

A primeira pessoa com quem ela faz amizade é Jo, sua nova vizinha, uma mulher expansiva e bondosa, que trabalha com aconselhamento psicológico para pessoas que sofreram traumas. MAS QUE INCONVENIENTE! Está lá, Katie, fugindo de um passado nada colorido, guardando muitas coisas para si, e uma terapeuta aterrissa no seu quintal? É claro que ela se abre, mas, não é um inconveniente, falar faz bem para ela.

Também fica claro desde o começo que Alex e Katie formam um belo par. Os filhos dele gostam dela, e, se esse era um dos requisitos básicos para que alguém o conquistasse, ela o preencheu com louvor. E ela sabe, no fundo, que ele é um bom homem, mas lidar com as feridas do relacionamento anterior são um problema.

Mas nem tudo é tão óbvio, Sparks sabe movimentar uma história, envolver o leitor, esconder o jogo e nos surpreender. Fantasmas do passado ganham formas de uma maneira que Katie e Alex terão de saber se portar muito bem para conseguirem lidar com isso. No geral, eu gostei, e recomendo, quem gosta de um bom romance tem aqui um título de primeira. A tradução do Ivar Panazzolo Junior ajuda bastante.

 


+do autor

Um Homem de Sorte
A Escolha


Um Porto Seguro, de Nicholas Sparks (Safe Haven, 2010Tradução de Ivar Panazzolo Junior, 2012) – 416 páginas, ISBN 9788581630045, Editora Novo Conceito. [COMPRAR NO SUBMARINO]

{B+}

4 comentários:

  1. Eu adooooooooooooooro os livros dele. Pode até ser que seja como você disse ali no início da resenha, mas não tô nem aí, continuo adorando assim mesmo!!!

    Li este livro tem um tempo e adorei lembrar de Alex e Katie. Muito bom lembrar!!!!

    Adorei a resenha ♥

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu não tenho a mínima vontade de ler livro nenhum dele. Já falei e falo de novo: não vejo graça no autor nem em suas tramas, acho que um ou dois livros com essa pegada, beleza, mas chega um ponto que não me desce mais. Mas que bom que você curtiu hahahaha

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Lu, meu querido confesso que fujo dos livros dos livros do Nicholas, eles tem sempre um tom de tragédia acompanhando os romances, porém até que daria uma oportunidade para “Um Porto Seguro”.

    Lu Blog: Apaixonada por Romances

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho vontade de ler Sparks, mas não sei porque ele tem cheiro de romance de banca kkkk, melhorado, rebuscado, bem traduzido, com personagens e situações mais bem trabalhadas e muita lágrimas... Mas esse cheiro não é agressivo as minhas narinas então realmente não sei porque ainda não mergulhei na ficção dele.

    ResponderExcluir

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar