1 de setembro de 2012

Correios #11

Correio

Tenho mesmo que me organizar quanto às postagens da tag “correio”, caso contrário quando postá-la já li e resenhei muita coisa, como aconteceu com a de hoje. Mas vou parar de reclamar e agradecer a todos os que participaram do “Tem Lógica?”, fiquei bastante satisfeito com o resultado. A solução sai só na sexta, mas já adianto que para o próximo algumas coisas serão modificadas, fiquem de olho. Mas sem demora, é sábado à tarde, né?!, vou mostrar o que recebi.

De cima para baixo:

Antologia Poética, de Anna Akhmátova. Não me dou bem com poemas mas este livro é excelente. Anna Akhmátova, também chamada por alguns como “A Voz da Rússia” se destacou por ser uma das primeiras poetizas a não tentar escrever como os homens, mas sim a criar uma identidade própria. Vale degustar cada estrofe. Não sairá resenha, não consigo e tudo que rabisquei me pareceu perigosamente íntimo e pessoal demais. Ele agora vai fazer parte do “Os Russos”, que vai mudar mas vocês ficarão sabendo em breve: ao invés de um blog dedicado, passará a ser uma tag aqui mesmo, acho que ficará mais prático (não tenho tempo para manter dois blogs) e de qualquer forma aqui terá uma visibilidade minimamente maior. Nas próximas semana vou sugerir uma espécie de booktour de um livro bem curto e rápido, assim como vou disponibilizar este para quem quiser ler, mas sem compromisso com resenha e etc.

É o Primeiro Dia de Aula…Sempre!, de R.L. Stine. É uma prova do futuro lançamento do selo jovem da Companhia das Letras, o Seguinte. Estava na minha última lista de desejos, conta a história de um garoto que revive constantemente seu primeiro dia de aula. Será meu primeiro livro do Stine, mas conhecido pela série Goosebumps. A previsão de lançamento é para o dia 18 de setembro.

A Culpa é das Estrelas, do John Green. Me foi enviado através da parceria com a Intrínseca, e já está resenhado no blog. Não acho que tenha nada a acrescentar aqui, a não ser dizer que deveria ser lido por todos e que é um livro bastante especial pra mim. Tem promoção acontecendo.

A Seleção, de Kiera Cass. Mais uma prova de um futuro lançamento da Seguinte. Em um primeiro momento não me chamou a atenção mas pelas poucas páginas que li me pareceu bastante interessante e bem escrito. Conta a história de uma moça que por pressão da mãe decide participar de uma espécie de baile da Cinderela, valendo, claro a mão do príncipe, mas alguma coisa estranha acaba acontecendo. Devo ler muito em breve. A previsão de lançamento é para o dia 18 de setembro

Serena, de Ian McEwan. Também já tem resenha publicada. Foi meu primeiro livro da parceria com a Companhia das Letras e não poderia ter começado melhor. É um livro mais sério, que pede um leitor mais sério e com certa bagagem, mas lhe proporciona uma experiência de leitura plenamente recompensadora. Com certeza quero ler algo mais de McEwan.

Sobrevivente, do Chuck Fodástico Palahniuk. Mais um maluco sociopata genial do Palahniuk que nos conquista de forma única. Eu não consigo dizer qual o estilo do autor sem cair na mesmice e falar que ele tem um estilo próprio. Só lendo para saber – e, nossa mãe!, como vale à pena cada palavra lida. Foi enviado pela LeYa, e já foi resenhado.

21.12, de Dustin Thomason. É mais ou menos nos moldes de O Código da Vinci, e pelo titulo se pode notar que envolve as tão faladas profecias sobre o fim do mundo e uma doença altamente transmissível. Adorei o livro de Dan Brown, então não pensei duas vezes antes de solicitar este. Faz parte do selo Paralela, da Companhia das Letras, e deverá ser lançado em 11 de Setembro.

The Soul Seekers Livro Um: Sonhos, de Alyson Noel. Nunca li nada da autora, mas sempre vi em blogs literários o burburinho causado por suas obras. Será meu primeiro, não sei muito o que esperar, envolve seres fantásticos e poderes místicos, com elementos da cultura mexicana. Andei lendo as informações sobre a série que a LeYa vem soltando, o panorama geral parece interessante. Vou ler de peito aberto, como sempre faço. Logo tem resenha.

Jogador Nº1, de Ernest Cline. Esse livro é muito bom. Sério! Se você é nerd, cresceu nos anos 80/90 e gosta de filmes, música, séries, quadrinhos e games da época se sentirá em casa. Deve ser o livro com mais citações de clássicos destes gêneros por centímetro quadrado, e você fica com um sorrisão a cada vez que reconhece uma. Vou falar: somos privilegiados por termos sido crianças naquela época. As novas gerações, que têm como babás o Google e Facebook não sabem tudo o que perderam. Sério, bom nerd que sou estou apaixonado por este livro! Ele conta a aventura de um jovem vivendo em um futuro nada promissor onde a única alternativa para se desligar de um mundo caótico é apelar para a realidade virtual através de um MMORPG, um jogo para múltiplos jogadores. É como a Matrix, mas, melhor de tudo, a Matrix é citada neste livro. Vixe! Bom demais.

Orgulho e Preconceito

E ainda recebi Orgulho e Preconceito, da Jane Austen, que me foi enviado pela Irene Moreira, da Saleta de Leitura, que me convidou para resenhá-lo por lá. Será meu primeiro encontro com Jane Austen, autora com quem venho mantendo um “romance” há muito tempo, mas nunca tive um livro seu em mãos. Agradeço à Irene pelo convite e oportunidade. Assim que a resenha for publicada lá, aviso vocês aqui.

É isso. Bom fim de semana e até segunda ;)

18 comentários:

  1. São livros muito interessantes. Digo que seria prioridade de leitura para mim A culpa é das estrelas e Jogador Nº1, são os que mais me chamam atenção. Mas, todos os outros, espero ler um dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas, ambos são muito bons, cada um à sua maneira, mas se tivesse de escolher entre os dois seria o "Jogador Nº1". O livro é muito bom!

      Excluir
  2. Muito bons livros e a minha escolha fica para Sobrevivente, pois quero muito ler obras de Palahniuk. Depois escolho A Cupla é das Estrelas , Ficaria entre Sonhos de Alyson Noel que também não li nada dela e Serena depois de sua resenha fiqei em cócegas.

    Haja tempo e disposição.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irene, Palahniuk é muito bom, tenho certeza de que vai gostar. E, sim, deixar "A Culpa é as Estrelas" fio uma falta ;) Mas sempre é tempo.

      Beijos.

      Excluir
  3. Voltei amigo, pois não podia deixar de dizer que fico feliz de ter aceito o nosso convite e esperamos que goste muito da Jane Austen.

    Mais beijos

    ResponderExcluir
  4. Ler poetas as vezes é sinônimo de encontra-se consigo mesmo e contemplar nossos paradoxos, eu gosto muito de poesia porque acredito que as vezes é bom, como disse uma amigo meu "fazer amor com meus paradoxos". Em síntese, compreendo quando você diz que é intimo.

    Vc fala tanto de Palahniuk que ele terminou entrando em minha lista, qualquer dia desses vou ler e te avisar, pq vc será o culpado.

    Espero que vc goste de Austen, eu a amo!!! Tanto a autora quanto os personagens, algumas amigas dizem que eu sou Elizabeth, mas acho que parte de minha personalidade se construiu inspirada na Elizabeth.

    Enfim, boa leitura para você nego \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ler poesia é bastante complicado, falar sobre elas então mais ainda. Agora, acho que vai gostar de Palahniuk, ele tem um texto diferente, bastante particular que me agrada muito.

      Também quero muito gostar da Dona Austen, começo a ler já esta semana ;)

      Excluir
  5. Oi Luciano!
    Quantos livros :D
    Eu também estou com Sonhos pra ler, espero que seja legal!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sora, devo ler em breve, nunca li nada da Alyson, espero gostar ;)

      Excluir
  6. Jane..não tem como não amá-la!
    Tenho lido tanta coisa positiva sobre Palahniuk, que a cada dia fico com mais vontade de ler alguma obra dele.
    A Culpa é das Estrelas é o livro mais lindo dos últimos tempos(tbém é muito especial para mim)
    O Jogador também já li muita coisa positiva, mas ainda não me interessei muito pela leitura.
    Bem, é isso.rs
    Grandes presentes :)

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, quero muito ler Jane Austen e gostar ;) tem tantas pessoas me dizendo o quanto ela é boa que espero muito gostar do que vou ler ;)

      Excluir
  7. Serena, com certeza, será uma aquisição a curto prazo, sua resenha me instigou muito. Agora, eu consegui um duble combo de shame on me, nunca li nenhum autor russo e não sou uma grande leitora de poesia. Meu Deus, quando minha alma ficou gelada desse jeito? Será que os russo são mais comedidos com os sentimentos? Talvez seja uma estética que combine comigo.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, Serena vale muito à pena ;) E, apesar de gostar muito dos russos, não sou lá de ler poesia, nem sempre entendo e, na maioria do tempo, fico viajando, mas Akhmátova conseguiu me prender. Vale ler também!

      Abraços.

      Excluir
  8. Oi Luciano

    Tá o seu comentário sobre o Jogador nº 1 me convenceu a pegar o meu exemplar da estante e adiantar na fila de leitura.

    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cláudia, é muito bom, a leitura voa, estou gostando bastante.

      Excluir
  9. Aguçou minha curiosidade sobre o Palahniuk mais uma vez! Já assisti a apresentações sobre ele no meu curso, mas me deixaram com a sensação de que não sabiam explicar sobre o que ele escrevia (se é que alguém pode mesmo!). Enfim, suas considerações foram muito melhores.

    E... Jane Austen é sensacional! Ela é divertida, crítica, envolvente... Orgulho e Preconceito mudou minha vida. Minha desconfiança aqui é quanto a essa editora, mas enfim...!

    Boas leituras e abraço! ;]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jéssica,

      Palahniuk é o cara, e cada um que o ler vai percebê-lo de uma forma distinta, e isso é que é fascinante nele.

      Estou louco pra começar Austen, tenho muita curiosidade pra ler. E confesso que também tinha certa desconfiança com a Martin Claret, mas, aparentemente, a encadernação é de primeira, só não sei a tradução.

      Abraços ;)

      Excluir
  10. Eu adoro conferir o correio alheio ... hahaha

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar